Nutrição

“VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”

Essa afirmação é 100% verdadeira e surgiu em 1942, quando Henry Lindlahr estabeleceu as primeiras relações entre o padrão alimentar e a boa saúde.

Alguns alimentos possuem compostos bioativos ou fitoquímicos que podem efetivamente participar na redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas e no tratamento, pois atuam de forma simultânea em diferentes alvos celulares, conferindo potencialmente benefícios fisiológicos e promoção da saúde. Atuam na redução de colesterol, na neutralização de oxidação celular e de radicais livres, possuem efeito anti-carcinogênio e controlam o açúcar no sangue.

Veja os alimentos listados abaixo e procure incluir em seu consumo diário:

Alimento Principais Componentes Ação
Frutas vermelhas, frutas cítricas, frutas da família das berries, pera, ameixa, uvas roxas, tomates, repolho, cebola, cenoura, aspargos, radiquio, alho, aipo, brócolis, cereais, trigo, soja, leguminosas e oleaginosas, ervas aromáticas, chás, café e vinho tinto Polifenóis Antioxidante e anti-inflamatória. Agem na prevenção e no tratamento de doenças crônicas degenerativas
Vegetais e frutas de coloração laranja e vermelha, espinafre, couve, nabo verde e melão cantaloupe B-caroteno Antioxidante e formadora de Vitamina A. Estas duas funções estão relacionadas com a fotoproteção e com o menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres (mama, esofágico e pulmão)
Alimentos de cor vermelha como a goiaba, mamão, pitanga e principalmente o tomate   Licopeno Antioxidante. Age na saúde cardiovascular e na prevenção de canceres, como o de próstata
Alho e cebola Compostos organossulfurados, lectinas, prostaglandinas, pectina, adenosina, vitaminas do complexo B, vitamina C e E, biotina, ácido nicotínico, ácidos graxos, glicolipídeos, fosfolipídeos e aminoácidos Antioxidante, redução do colesterol e prevenção de câncer
Vegetais crucíferos como brócolis, couve manteiga, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, mostarda, rúcula, nabo, rabanete e agrião Glicosinolatos Antioxidante e prevenção de câncer
Óleo de peixe   Ácidos graxos ômega-3 Anti-inflamatória, por isso auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, no tratamento de distúrbios psiquiátricos e no tratamento de doença hepática gordurosa não alcoólica
Oleaginosas como nozes, amêndoas, avelã, macadâmia, noz pecâ, pistache, castanha de caju e castanha do Brasil Ácidos graxos monoinsaturados, fibras, proteína vegetal, vitaminas, proantocianinas, flavonoides e resveratrol Promover saúde vascular e ação mediadora do estresse oxidativo e inflamação, tendo, portanto, uma potencial ação benéfica na saúde cognitiva
Abacate   Vitaminas, minerais e fitoquímicos Anti-inflamatória, auxílio no emagrecimento,  proteção da pele contra raios UV e radiação visível e a ação potencialmente benéfica na saúde ocular
Azeite de oliva   Tocoferóis, fenóis lipofílicos e hidrofílicos e pequenas concentrações de carotenoides Anti-inflamatória e anti-carcinogênica, além da neuroproteção e redução do risco de doença de Alzheimer