Terapia de casal

Terapia de Casal

 

A convivência diária entre duas pessoas sem que haja um olhar mais criterioso para consigo mesmo e para com seu par, geralmente, leva o casal a um desconforto tão grande, que pode chegar ao ponto de não conseguirem lidar adequadamente com as situações e adoecerem emocionalmente.

São vários os fatores que propiciam esse descompasso no relacionamento, gerando conflitos importantes que dificultam a convivência.

A psicoterapia de casal tem como objetivo auxiliar o casal a desenvolver comportamentos que levam a um melhor relacionamento, focando a atenção à escuta dos próprios sentimentos a fim de propiciar um melhor entendimento das dificuldades e limitações, e assim, desenvolver a empatia com seu par.

A psicoterapia auxilia o casal a desenvolver habilidades que possibilitam minimizar os conflitos, refletindo sobre a dinâmica do casal, ampliando a capacidade de compreensão mútua, da escuta, contribuindo para a evolução da relação conjugal.

O psicoterapeuta é o mediador desses conflitos, atuando com neutralidade e escuta sem julgamento, contribuindo para a melhora da dinâmica conjugal e na construção da identidade do casal.

 

 Terapia Familiar

 

Conviver é uma arte…exige paciência, tolerância e respeito. Parece que uma vida toda é pouco para aprender.

Viver em família exige ainda mais, pois a família é um ensaio que nós temos para melhorar os relacionamentos, já que somos seres distintos, com diferentes personalidades e com necessidades distintas. Porém, essas diferenças individuais muitas vezes são responsáveis pelo distanciamento entre pais e filhos, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Tais diferenças também geram dificuldade conjugal; atritos entre irmãos; dificuldade entre pais e filhos, dentre outros, propiciando um ambiente de discórdia e disputa para ver quem tem razão.

Esses comportamentos geram sintomas que são consequências de uma disfunção familiar, da maneira como interagem.

A terapia familiar tem como objeto tratar de todos os membros da família, focando no diálogo entre todos, mediado pelo psicoterapeuta com o propósito de identificar as causas dos conflitos e o que motiva cada pessoa a perseverar no comportamento destrutivo.

A terapia familiar auxilia a família a se reorganizar e ressignificar as relações, a comunicação, o respeito, a escuta para uma melhor convivência.

Afinal, a família é a base de tudo e esse sistema é responsável no desenvolvimento da personalidade dos filhos.

É através dela que temos o primeiro RX do nosso Eu interior, portanto, esse alicerce sólido e firme é de fundamental importância para nossa formação global.