Transtornos de personalidade

O que é?

 

Para entender esses transtornos, primeiro é preciso entender o que é personalidade. É uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser. É o modo de pensar, sentir e comportar-se que torna uma pessoa diferente das outras pessoas. A personalidade de um indivíduo é influenciada por experiências, pelo ambiente e  também tem características herdadas. Ela é formada ao longo do período do crescimento e desenvolvimento.

 

Um transtorno de personalidade é uma maneira de pensar, sentir e se comportar que se desvia das expectativas da cultura, causa angústia ou problemas de funcionamento e persiste com o tempo.

 

O termo “transtornos de personalidade” engloba vários transtornos. Existem 10 tipos específicos. O que todos têm em comum é um padrão, de longo prazo, de comportamento e experiência interior que difere significativamente do que é esperado pela sociedade. O padrão de experiência e comportamento começa no final da adolescência ou no início da idade adulta, e causa angústia ou problemas na vida pessoal, social ou acadêmica. Sem tratamento, o comportamento e a experiência são inflexíveis e geralmente duradouros. O padrão é visto em pelo menos duas dessas áreas:

 

  • Modo de pensar em si mesmo e nos outros
  • Maneira de responder emocionalmente
  • Maneira de se relacionar com outras pessoas
  • Forma de controlar o seu comportamento

 

Aproximadamente 13% das pessoas têm um transtorno de personalidade. Esses transtornos em geral afetam igualmente homens e mulheres, embora alguns tipos do transtorno afetem mais um sexo do que o outro. Transtornos de personalidade resultam da interação dos genes com o ambiente. Ou seja, algumas pessoas nascem com uma tendência genética para o transtorno de personalidade e essa tendência pode ser, então, inibida ou ampliada por fatores ambientais. Normalmente, os genes e o ambiente contribuem quase igualmente para o desenvolvimento dos transtornos de personalidade.

 

 

 

Fontes:

https://www.psychiatry.org/patients-families/personality-disorders/what-are-personality-disorders

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-de-personalidade/transtornos-de-personalidade